O Chamado


CHAMADO DE ABRAÃO

"Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei." (Gn 12:1)

 

CHAMADO DE MOISÉS

"Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito." (Ex 3:10)

 

CHAMADO DE JOSUÉ

"Moisés, meu servo, é morto; levanta-te,pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel." (Js 1:2)

 

Estas são algumas das passagens bíblicas que aprendemos como Deus chama seus servos para a obra. Abraão, Moisés, Josué e outros tantos profetas foram escolhidos pelo próprio Deus, foram separados de uma multidão de outros servos e receberam a incumbência de fazer a vontade do Senhor, fosse para peregrinar a outra terra, libertar um povo ou guiar este povo à tão sonhada promessa. Cada um teve seu CHAMADO e de formas diferentes reagiram a ele, mas todos optaram por obedecer à Deus. É aí que entra o relacionamento vivo de Deus conosco. Deus fez o homem à sua imagem e semelhança, mas deu a ele o livre arbítrio de sua própria vida. Cada um de nós podemos escolher o caminho a seguir e o que Deus faz é nos mostrar o caminho certo, da justiça, e da Salvação, mas nós é que decidimos se vamos por ele ou não.

Jesus um dia disse a um jovem rico "... Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu; e vem e segue-me. E o jovem, ouvindo essa palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades." (Mt 19:21,22).

Esse jovem, com quem Jesus conversou, era um jovem rico e reconheceu que guardava os mandamentos de Deus, mas quando Jesus falou sobre SACRIFÍCO ele se retirou e entristeceu-se. Temos aqui um exemplo contrário daquilo que os primeiros profetas fizeram. Este homem foi chamado, mas seu coração se entristeceu de ter que abrir mão do seu "tesouro". Aqui, Jesus nos dá o exemplo do dinheiro, mas se refletirmos um pouco podemos entender que Ele fala de tudo o que nos prende e impede de O seguirmos. Abraão teve que deixar família, estabilidade e segurança, e, Moisés e Josué, deixaram sua própria vida para libertar e guiar o povo de Israel.

Todos nós, que amamos e adoramos a Deus, inevitavelmente, um dia somos chamados à obra, cada de uma maneira. Na carta de Paulo aos Romanos ele diz no capítulo 12, versículos 4 e 5: "Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros." Paulo nos ensina que todos temos uma função perante Deus, mas cada um tem a sua. Todos somos importantes para que ele funcione direito!

Hoje, Deus nos coloca diante de uma reflexão: Você sabe que está sendo chamado por Deus e vê o caminho a seguir. Você sabe que será preciso abrir mão de muita coisa, mas também sabe que o que Jesus nos garante como recompensa ao sacrifício é cem vez tanto aqui na terra e a Salvação de nossa alma no Reino dos Céus. Diante disso, você está disposto a vender seu tesouro e entregá-los aos pobres?

Reflita nisso, Deus chama, o primeiro passo quem dá somos nós!

Deus te abençõe!

 

Luana Cavalcanti