A obediência principal vem do coração

 

Ora, o fim do mandamento é a caridade de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida." (1 Tm 1:5)

Quando Paulo escreveu a Timóteo falando sobre as doutrinas que cada cristão deveria ter, ele declarou que o coração puro, a boa consciência e a fé não fingida devem ser o maior princípio em nossas vidas, pois juntos levam ao maior dom e mandamentos que Deus nos dá, o DOM DO AMOR ou o mandamento de AMAR A DEUS ACIMA DE TODAS AS COISAS e de AMARMOS UNS AOS OUTROS COMO AMAMOS A NÓS MESMOS.

O coração puro reflete nossas emoções, paixões e sentimentos, a boa consciência reflete nossas intenções e pensamentos, e a fé não fingida reflete a verdadeira fé que devemos ter em Cristo, de crer que Ele ressucitou para nos dar vida e que através Dele alcançamos a vida eterna.

Ao refletir sobre esse versículo devemos nos questionar se estamos alcançando ou buscando alcançar o cumprimento desta ordenança. O Senhor nos ensina que o pecado nasce primeiro no coração, não adianta nos arrependermos de atos cometidos se não nos arrempendermos da intenção que o gerou. Deus olha no mais profundo do nosso ser, "E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar." (Hb 4:13). Ele encherga em nós aquilo que nem nós mesmos enchergamos e nos prova, nos humilha, para que possamos entender que a obediência principal é a que vem do coração."E te lembrarás de todo o caminho pelo qual o Senhor, TEU DEUS, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te tentar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os mandamentos ou não." (Dt 8:2).

Quantos hoje estão verdadeiramente dispostos a deixar de lado a sua vontade para que a de Deus se cumpra? As intenções, emoções e desejos do homem são vis, torpes e medíocres. A inveja, o sentimento de vingança, a indiferença e o egoísmo são características que o homem adquire desde tenra idade e que somente Deus pode transformar. Para aqueles que amam o Senhor e que já compreenderam que não somos nada sem Ele, essa transformação pode ser um pouco mais branda, mas, para aqueles que ainda teimam em não se subjulgar ao ensinamento de Deus para satisfazer suas próprias vontades, essa transformação pode ser dura e difícil.

Aprenda a colocar tudo em sua vida nas mãos de Deus e deixá-lo tomar à frente, aí então, você começará a ver o poder de Deus e tudo de maravilhoso que Ele tem a te oferecer.

Deus te abençoe!

 

Luana Cavalcanti