Mártires Cristãos

 

A paz do Senhor irmãos!

Nos últimos meses tenho estudado bastante sobre o cristianismo e sua história ao longo dos séculos, e tenho aprendido algumas coisas que acho interessante compartilhar nesse momento.

Desde que Jesus veio ao mundo para viver uma vida santa e agradável aos olhos do Pai, e para nos reconciliar com o Senhor através de seu sangue, muitos mártires sofreram e morreram por causa do evangelho, todavia não deixaram de defender e declarar a fé que tinham em seus corações. Através da bíblia sabemos que homens como Estevão e Tiago, e através da história que homens como Paulo e Pedro, sofreram mortes violentas em nome de sua fé, mas através desses estudos tenho descoberto outros homens e mulheres de Deus que não negaram ao Senhor, mas pelo contrário, que assim como os exemplos de padecimento que o Senhor nos deixou através das Escrituras, eles suportaram até o fim todo escárnio, julgamento, tortura e, por fim, a própria morte.

Aqui vale ressaltar que no ínicio do cristianismo não hávia a idéia de religião que temos hoje. Os cristãos eram considerados uma seita pelo Império Romano e muitas vezes foram perseguidos porque suas doutrinas iam na contra-mão daquilo que o Império proclamava. Os imperadores naquela época se auto-consideravam deuses e o paganismo era a religião predominante. Aqui não entramos na questão do judaísmo porque a grande expansão do cristianismo se deu pra valer foi em Roma e outras cidades fora de Jerusalém, e o que é interessante é que embora a maioria dos cristãos no ínicio fossem pessoas humildes e pobres, muitos filósofos e pessoas influentes da sociedade romana se renderam a fé em Jesus, e muitos destes são os mártires que citei acima. Vale ressaltar também, que algumas divergências de doutrinas surgiram ao longo dos primeiros séculos fazendo com que alguns grupos de cristãos se dividissem, no entanto, não podemos negar o fato de que muitos permaneceram em sua fé até o fim.

O que o Espírito Santo tem despertado em meu coração com a compreensão desses fatos é que nós tenhamos a consciência de que todas essas vidas, dos mártires das Escrituras, e os da história, não morreram em vão. Por causa de sua fé, muitos mais creram em Jesus como Salvador, e até hoje, embora não estejam na mídia, pessoas ainda perdem suas vidas de formas abomináveis por causa do evangelho. Que o amor que nos reconciliou com o Pai possa invadir cada vez mais nossos corações e operar transformações em nosso ser, nossa alma e nosso espírito. O próprio Senhor Jesus nos avisou que seríamos perseguidos por causa da palavra do evangelho, contudo, a fé que nos regenera como seres humanos é capaz de nos fazer suportar tudo pelo nome de Jesus.

O que tenho a dizer a você é o mesmo que o Espírito Santo ministrou a mim. Aguente firme, olhe para o foco que Jesus colocou em sua vida, prossiga para o alvo sem olhar para traz, e deseje a todo momento impactar e influenciar todos que estão ao teu redor, porque este desejo irá se multiplicar pelos corações dos que estão á tua volta. Foi isso o que aconteceu com os apóstolos, com os mártires da história e que nós também iremos causar.

A Jesus seja dado todo o louvor e glória amém!

 

Luana Cavalcanti

Mensagem publicada originalmente em 13/07/2012